{Resenha} Passarinha

by - junho 30, 2015

Olá, aventureiros!

   Hoje tem resenha do livro Passarinha, da autora Kathryn Erskine, publicado no Brasil pela editora Valentina.





     

    Passarinha conta a história da pequena Caitlin, uma menina de 10 anos que tem Síndrome de Asperger. O livro se baseia basicamente neste fato: como a menina Caitlin convive com essa síndrome, bem como os desafios que encontra para superar problemas do cotidiano, a perda de seu irmão, preconceitos etc.





    A Síndrome de Asperger está enquadrada no TGD (Transtornos Globais do Desenvolvimento). Em uma escala, essa síndrome está classificada como mais branda, já o autismo, mais severo, por exemplo. Alguns comportamentos podem ser percebidos nas crianças que tem Asperger e vemos isso claramente no livro.


    Passarinha é narrado pela própria Caitlin, o que torna o livro mais interessante ainda, pois assim, podemos perceber melhor a visão de mundo da menina.

     A história começa com uma perda irreparável na vida de Caitlin e seu pai (sua mãe havia morrido quando a menina era pequena). A morte brutal do irmão Devon surpreende a todos. Vira notícia na pequena cidade.

     Caitlin tenta conviver com isso do seu jeito, fazendo parecer que sente a presença do irmão em todos os momentos, que sente a falta dele. Mas ela sabe que ele não voltará mais para ajudá-la a dizer o que é certo ou errado, bem como o que ela pode fazer ou não.

      A menina recebe ajuda na escola da orientadora. E que trabalho espetacular dessa profissional da educação. Ela é paciente e ajudou Caitlin a superar as barreiras da Síndrome de Asperger. A menina tinha dificuldade em expressar suas emoções, em fazer amigos, em estabelecer contato visual com as pessoas (na conversa, simples e curta, a criança não olha nos olhos com quem se fala), os ditos populares são levados ao pé da letra (como por exemplo, "chover canivete", a criança imagina canivetes caindo do céu), etc. Esses são alguns sintomas da síndrome.

      No decorrer do livro, percebemos como a menina tenta superar a morte do irmão e ajudar seu pai a superar também. Na escola, a menina consegue fazer um amigo muito especial, o qual as histórias se cruzam, pois ele perdera a mãe da mesma forma com que Caitlin perdeu o irmão.

    Sou professora e especialista em Educação Especial. Tive um aluno com Asperger e pude fazer a ligação do jeitinho da Caitlin com o jeitinho desse ex-aluno. 
Sem dúvidas, uma história emocionante, uma leitura prazerosa. Me vi dando risadas, outras vezes me vi emocionada. Vale a leitura!
      Fiz um vídeo para o canal no YouTube onde conto melhor a história e explico brevemente o que é Síndrome de Asperger. Segue o link:

                  https://www.youtube.com/watch?v=xOUoH31pzEM

Por: Kelly Cominoti

Me sigam nas redes sociais e se inscrevam no blog e no canal Aventuras na Leitura!

      

You May Also Like

2 comentários

  1. Olá, tudo bem?

    Marquei o seu blog para responder uma tag!

    Dá uma olhada: https://focaliteraria.wordpress.com/2015/07/01/tag-liebster-award/?preview=true&preview_id=451&preview_nonce=210ec393fc

    Ficarei no aguardo das respostas hein! Hehe
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, flor!
      Oba! Amo ser marcada em tags haha
      Com certeza responderei! Beijinhos

      Excluir